O T20, grupo de engajamento do G20 que reúne thinks tanks e centros de pesquisa, como a Plataforma CIPÓ, abriu uma chamada para o envio de policy briefs. Com o enunciado “Let’s rethink the world”, o grupo pretende selecionar, até 29 de janeiro, trabalhos de todo o mundo que busquem apoiar o G20, agora presidido pelo Brasil, na abordagem de desafios globais.
O processo apresentará recomendações políticas aos funcionários envolvidos nas trilhas de Sherpa e Finanças. Os interessados devem apresentar propostas claras, relacionados aos 36 subtemas selecionados com base em sugestões já recebidas de mais de 100 grupos de reflexão nacionais e estrangeiros.
Os subtemas estão organizados sob os seis temas dos Grupos de Trabalho: combate a desigualdades, pobreza e fome; ação climática sustentável e transições energéticas inclusivas e justas; reforma da arquitetura financeira internacional; comércio e investimento para crescimento sustentável e inclusivo; transformação digital inclusiva; fortalecimento do multilateralismo e governança global.
Para promover redes colaborativas entre grupos de reflexão e países, os resumos de políticas devem ser coassinados por pesquisadores de diferentes grupos de reflexão, de diferentes países e com equilíbrio de gênero (pelo menos um homem e uma mulher devem ser coautores).