A China na Amazônia Brasileira – conexões entre aumento de exportação de commodities e desmatamento: novo Policy Brief da CIPÓ

Um dos principais motores por trás do aumento do desmatamento ilegal e de outros crimes ambientais na Amazônia Legal é a expansão vertiginosa da agricultura e pecuária na região. Além disso, há lacunas significativas na cooperação internacional com países importadores de commoditities brasileiras para tornar tais produtos livre de desmatamento e demais ilícitos. Diante disso, a CIPÓ lança o Policy Brief “A China na Amazônia Brasileira – conexões entre aumento de exportação de commodities e desmatamento”, que busca discutir sistematicamente o papel do principal parceiro comercial do Brasil: a China.

“Como principal país consumidor de produtos agrícolas exportados pelo Brasil, o gigante asiático exerce um papel relevante no cenário de devastação social e ecológica em áreas produtivas — e, portanto, é ator essencial para o sucesso da cooperação internacional para a redução dos crimes ambientais na Amazônia.”

A análise se debruçou sobre os padrões de produção, exportação e desmatamento usando dados desagregados por município. Com base nessas análises, os pesquisadores da CIPÓ, Flávia do Amaral Vieira, Adriana Erthal Abdenur e João Ricardo Cumarú Silva Alves, apresentam recomendações de projetos e políticas públicas voltadas à redução dos impactos socioambientais das exportações brasileiras para a China.

Como resultado do estudo, foi produzido uma série de gráficos interativos e bases de dados, reunidos na página “China, Commodities e o Desmatamento da Amazônia.”

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts