Cadeias de Responsabilidade: como promover o comércio de commodities livre de desmatamento

Como promover cadeias de commodities livres de desmatamento, crimes ambientais e violações de direitos humanos? A nova publicação da CIPÓ, escrita em parceria com a Comissão para Governança Climática (Climate Governance Commission), explora esse debate. Lançado em 2022 (em inglês) pela Rede de Inovação em Governança Global (GGIN), o policy brief argumenta que, para promover uma governança global mais efetiva para as florestas, é necessária a criação de um processo de Cadeias de Responsabilidade. O conceito compreende um modelo multissetorial que visa reunir atores e iniciativas relevantes nos países produtores e importadores, coordenar esforços e produzir uma estrutura abrangente para combater o desmatamento ilegal e outras violações socioambientais e de direitos humanos associadas às principais cadeias de commodities que pressionam a floresta, como soja, carne bovina, madeira e ouro.

Para as coautoras Adriana Abdenur, Maiara Folly e Maja Groff, “a criação de uma Força-Tarefa sobre Cadeias de Responsabilidade permitiria uma compreensão mais ampla de como a produção, o comércio e o consumo de commodities estão impulsionando as mudanças climáticas, destruição ambiental e violações dos direitos humanos.”

O policy brief divide-se em três seções: A primeira observa as principais lacunas na governança global para proteção florestal. Em seguida, o brief explica o conceito de Cadeias de Responsabilidade. Por fim, a última parte da publicação especifica recomendações para impulsionar a iniciativa e vinculá-la a estruturas globais relevantes, inclusive nas Nações Unidas (ONU).