CIPÓ comenta, em artigo no Nexo, oportunidades geradas com a Cúpula da Amazônia

Em artigo para o Nexo, as pesquisadoras da Plataforma CIPÓ Viviana Porto, Flávia do Amaral Vieira e Maiara Folly, esta última diretora-executiva da organização, falam sobre a primeira grande conferência internacional sediada no Brasil durante o novo governo Lula: a Cúpula da Amazônia, que acontece entre 8 e 9 de agosto, em Belém do Pará. Segundo elas, o evento pode significar a construção de consensos para a adoção de uma posição unificada sobre as prioridades da região no escopo de marcos globais.

Nos dias que antecedem o encontro de chefes de Estado, o governo brasileiro também organizou os “Diálogos Amazônicos”. A CIPÓ participou de uma série de atividades. Na avaliação das autoras do artigo, a intensa participação social ilustra o elevado interesse de que a cúpula fomente o avanço de políticas robustas de cooperação entre países amazônicos em agendas que incluem o combate às mudanças climáticas, a proteção socioambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.

“A coordenação regional será fundamental para lidar com desafios comuns nessas áreas, como o racismo ambiental, que afeta desproporcionalmente povos indígenas e comunidades tradicionais, além do avanço da criminalidade, especialmente de crimes ambientais, como garimpo ilegal e extração ilegal de madeira, e também do narcotráfico”, avaliam.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts