Em artigo publicado no China Daily, a diretora-executiva da CIPÓ, Maiara Folly, e o pesquisador João Cumarú destacam o fortalecimento da parceria estratégica entre o Brasil e a China nas áreas de clima e meio ambiente, após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático.
Os autores ressaltam que a escolha da música “Um Novo Tempo”, do músico brasileiro Ivan Lins, para tocar quando Lula chegou ao Grande Salão do Povo, em Pequim, no dia 14 de abril, foi apropriada.
A visita resultou em 35 acordos, que marcaram o fortalecimento e a diversificação da parceria bilateral para além da área de investimentos voltados à facilitação de exportações de commodities brasileiras à China. A visita também culminou em uma declaração conjunta sobre combate às mudanças climáticas, que aponta áreas que podem ganhar mais peso político na relação bilateral, como o combate ao desmatamento.
“Isso é importante, porque embora não seja o único destino das exportações brasileiras, a China é hoje a maior importadora de produtos associados ao desmatamento, como a carne e a soja, afirmam Folly e Cumarú.