Declaração conjunta reforça compromisso de Brasil e China com a pauta ambiental e climática

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping anunciaram nesta sexta-feira (14), em Pequim, uma declaração conjunta sobre o combate às mudanças climáticas, comprometendo-se a ampliar, aprofundar e diversificar a cooperação bilateral em relação ao tema.

Em suas análises e publicações, a Plataforma CIPÓ vinha defendendo a importância de uma declaração Brasil-China para elevar a prioridade política da cooperação entre os dois países em clima e meio ambiente.

O texto divulgado por Brasília e Pequim reforça algumas dessas questões, como a necessidade de fortalecer a pauta ambiental no âmbito do Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil (COSBAN) e a urgência dos países cooperarem para fortalecer o combate ao desmatamento e a proteção de biomas ameaçados.

Portanto, celebramos a intenção firmada de se engajarem, de forma colaborativa e propositiva, na eliminação do desmatamento e da exploração madeireira ilegal global e também na conservação e no manejo sustentável das florestas. 

O anúncio de criação de um Subcomitê de Meio Ambiente e Mudança Climática, sob as égides da COSBAN, é um passo importante para institucionalizar os canais de cooperação bilaterais nesses temas, abrindo caminho para iniciativas concretas na área.

O compromisso de fortalecer a governança global do clima, com ênfase no papel central da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), também é muito positivo. Caso se concretize, a intenção brasileira de sediar a 30ª Conferência da ONU para o Clima (COP 30), agora com o apoio explícito da China, pode contribuir para esse processo.

Apesar de sinalizações políticas relevantes, a declaração ainda é vaga no que diz respeito aos caminhos para materializar a cooperação Brasil e China na promoção efetiva da mitigação e da adaptação climáticas e, mais amplamente, na adoção de modelos econômicos mais sustentáveis, justos e inclusivos.

Seguiremos atuando para garantir que as intenções políticas anunciadas na declaração bilateral sejam transformadas em projetos e atividades concretos, no sentido de elevar o papel do Brasil e da China no enfrentamento às mudanças climáticas e na garantia da proteção ambiental em nível global. Uma parceria bilateral estratégica pautada em ações práticas e pragmáticas beneficiaria não apenas brasileiros e chineses, mas o planeta como um todo. 

Veja o que a CIPÓ já produziu sobre o tema:
CIPÓ para o Meio: “É fundamental buscar com a China uma declaração conjunta sobre clima e meio ambiente”
Na Revista Interesse Nacional, CIPÓ defende parceria estratégica Brasil-China sobre clima e meio ambiente
Brasil precisa reerguer parceria estratégica com a China

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts