Caminhos diplomáticos para uma retomada da política externa brasileira para África

Como rearticular as relações diplomáticas a partir da política externa brasileira para África? No dia 25 de maio de 2022, data que marca o Dia da África, o portal Carta Capital publicou artigo da Dra. Renata Albuquerque Ribeiro, pesquisadora sênior da Plataforma CIPÓ. A publicação indica uma série de atividades para a rearticulação das relações do Brasil com países africanos, nas áreas da diplomacia e da Cooperação Sul-Sul, e traz como ideia central a noção de que rearticular as relações com a África é reconhecer o peso da contribuição das matrizes africanas na cultura brasileira, sem repetir os erros do passado e sem reproduzir relações racistas ou exploratórias.

O artigo enfatiza a tradição de diálogo, parceria e proximidade entre o Brasil e o continente. Além disso, aponta possibilidades de inovação nessas relações, a partir de um futuro governo. Renata argumenta que, com um possível resgate do engajamento com o continente, o Brasil pode retomar o alinhamento entre os objetivos políticos e comerciais do país e do setor privado brasileiro.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts