Artigo na revista Global Dialogue aborda diversidade e transparência na ONU

A pesquisadora Vitória Gonzalez publicou um texto na Global Dialogue, revista de sociologia pública e global da Associação Internacional de Sociologia (ISA) que é publicada em mais de 15 idiomas. Intitulado “Diversity and Transparency Within (and Beyond) UN Bodies”, o artigo já está disponível online em inglês, e em abril estará disponível nos outros idiomas de publicação da revista.

A pesquisadora da CIPÓ defende que a diversidade precisa ser refletida em cargos de liderança, porque a diversidade de experiências, perspectivas e histórias de vida em espaços de tomada de decisão levam a discussões e políticas mais inclusivas e abrangentes. Ou seja, a representatividade de indivíduos de grupos minorizados importa e é um elemento crucial não só em termos de democracia e justiça social, mas também considerando a melhoria técnica.

O artigo traz alguns dados sobre o sistema-ONU, destacando que a falta de representação de diversos grupos é um problema de resolução urgente para que se vá além da retórica. Ainda, considerando a emergência climática e em diálogo com o policy brief “Unveiling Inequalities” (publicado pela Plataforma CIPÓ e pela Blue Smoke no final de 2023), ressalta a importância de melhorar a representatividade nas agendas de meio ambiente e desenvolvimento.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts