CIPÓ endossa Carta dos Povos do Cerrado à União Europeia

A Rede Cerrado, uma articulação com 30 anos que inclui mais de 300 organizações da sociedade civil e de base comunitária com abrangência em todo o bioma, promoveu a Carta dos Povos do Cerrado à União Europeia sobre Regulação sobre Produtos Livres de Desmatamento.

Com uma diversidade ímpar de povos e culturas – comunidades tradicionais, incluindo povos originários, indígenas, quilombolas, geraizeiros, quebradeiras de coco babaçu, vazanteiros, de fundo e fecho de pasto, agricultores familiares e outros grupos, a Carta exige que a União Europeia reforce o seu compromisso em relação à rastreabilidade, transparência e respeito aos direitos humanos no processo de importação de produtos vindos do Brasil.

A Carta reconhece os esforços da UE a respeito do tema, mas exige que ecossistemas como os savânicos e campestres estejam incluídos no escopo da regulação, além de respeito à Convenção 169 da OIT sobre o direito à consulta livre, prévia e informada das comunidades.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts