Atores brasileiros relevantes para o combate e prevenção dos crimes ambientais

A CIPÓ desenvolve e executa metodologias de stakeholder analysis (análise de partes interessadas) de forma a mapear e analisar os principais atores envolvidos em determinada área de atuação, assim como suas capacidades e lacunas.A partir da coleta e elaboração de bases de dados que permitem identificar, de forma sistemática, as dinâmicas e os impactos de diversos atores, a CIPÓ produz publicações sobre temas tais como crimes ambientais, cooperação internacional e governança climática.

Como parte de seu trabalho sobre crimes ambientais no Brasil, a CIPÓ coleta e analisa uma série de dados e informações sobre o tema. O infográfico e o banco de dados abaixo são um complemento ao relatório estratégico “Para além da ‘Terra Arrasada’: caminhos para prevenir e enfrentar os crimes ambientais no Brasil”

Com o objetivo de apoiar pesquisadores, ativistas e outras partes interessadas no esforço de compreender e analisar a ecologia dos atores envolvidos na prevenção e resposta aos crimes ambientais no Brasil, esta base de dados mapeia os atores relevantes, com enfoque nas seguintes categorias:

  • instituições governamentais nos níveis federal e estadual (incluindo órgãos consultivos);
  • organizações da sociedade civil, incluindo aquelas baseadas na Amazônia Legal, no Cerrado, na Mata Atlântica e o Pantanal;
  • escritórios de organizações internacionais relevantes;
  • universidades-chave;
  • coalizões, inclusive redes de organizações e coalizões intersetoriais envolvendo empresas do setor privado.

Esta base de dados não se trata de um compêndio exaustivo de organizações, mas de um documento vivo que a CIPÓ atualizará periodicamente. No entanto, os usuários devem ter em mente que, devido às rápidas mudanças na dinâmica jurídica, política e institucional da área ambiental no Brasil, algumas informações podem não estar atualizadas.

Para enviar sugestões de organizações que devem constar na base de dados, preencha este formulário. As submissões serão examinadas periodicamente pela CIPÓ e as organizações pertinentes serão adicionadas ao banco de dados. 

Últimos artigos