Produzido como parte do Projeto Ampliando Vozes, parceria da CIPÓ e o LabJaca com apoio da Fundação Boll, o artigo “Racismo ambiental e climático nas favelas do Rio de Janeiro”, foi publicado na série “One-Pager”, da Universidade de Oklahoma.
O artigo de duas páginas lança olhar sobre o impacto do racismo para além da esfera social. Juntas, as autoras Gabrielle Alves e Mariana de Paula analisam o foco ambiental maior do poder público em áreas rurais, enquanto as áreas urbanas, em especial as periféricas, são comumente esquecidas, mesmo também sendo muito afetadas pela crise ecológica.
O racismo ambiental, unido ao racismo estrutural, resulta em negligência e prejuízo às populações negras, indígenas e de baixa renda.
As autoras também trazem um resumo sobre a série de vídeos do projeto com moradores das comunidades do Jacarezinho, Manguinhos e Complexo do Lins, do Rio de Janeiro, denunciando a antiga e, ainda assim, atual, governança não inclusiva.
Por fim, reforçam a ratificação e implementação do Acordo de Escazú como um passo importante para o Brasil confrontar o racismo ambiental e climático.