Segurança e Clima em 3D: O clima nas políticas de segurança e desenvolvimento

No dia 23 de março, a CIPÓ participou do diálogo “Segurança Climática em 3D”, organizado pelo Adelphi (Alemanha) e Wilton Park, com apoio do governo do Reino Unido. O evento permitiu que doadores e agências de desenvolvimento compartilhassem suas experiências e lições aprendidas na integração do clima em políticas e iniciativas de segurança, no contexto da adaptação e resiliência climáticas. Em sua apresentação, a Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Erthal Abdenur, chamou a atenção para a necessidade de incluir uma perspectiva de desenvolvimento e direitos humanos, assim como incorporar uma perspectiva de gênero, na agenda de clima e segurança.

Este diálogo de nível de trabalho reuniu consultores da área clima e conflito / pontos focais de diferentes agências doadoras governamentais para refletir sobre as melhores práticas. As seguintes considerações práticas foram debatidas:

  • O papel que a assistência bilateral pode desempenhar nas respostas ao nexo entre as mudanças climáticas e o conflito;
  • Identificação conjunta de ações prioritárias e abordagens de políticas preventivas (incluindo a incorporação de uma perspectiva de gênero, a inclusão social e abordagens regionais/transnacionais);
  • Envolvimento de pessoas de países afetados no diálogo com doadores;
  • Interesses comuns e potenciais de cooperação;
  • Capacitação e treinamento para lidar com os riscos de conflito relacionados às mudanças climáticas.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts