‘Perspectivas europeias sobre o avanço da Declaração UN75: da reflexão à inovação e à ação’

Na ocasião do aniversário de 75 anos da ONU, comemorada em 2020, a Assembleia Geral da ONU adotou a declaração ONU 75, que especifica 12 compromissos necessários para aperfeiçoar a cooperação internacional e fortalecer a “coordenação e governança global para o futuro comum das gerações presentes e futuras”. A declaração estabelece que o Secretário-Geral apresentará, em Setembro de 2021, “recomendações para fazer avançar Nossa Agenda Comum (Our Common Agenda) e responder aos desafios atuais e futuros”.

Com o objetivo de facilitar uma reflexão independente que contribua para as recomendações do Secretário-Geral, a Plataforma CIPÓ, juntamente com o Robert Bosch Stiftung GmbH, o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o Stimson Center, o Conselho Acadêmico do Sistema ONU (ACUNS), e a Universidade de Leiden tem o prazer de convidar você a participar de um evento virtual organizado em torno da seguinte pergunta: “Ao comemorar os 75 anos das Nações Unidas, como o período de intensa reflexão do ano passado pode agora contribuir para um período de intensa implementação, inovação e fortalecimento do sistema ONU?”

Este evento pretende promover a discussão em torno dos esforços necessários para traduzir o ímpeto gerado em 2020 em ações tangíveis de revigoramento e fortalecimento das Nações Unidas, inclusive com relação à governança global na área climática. Embora mantendo uma perspectiva global, o debate irá considerar o papel e potencial da Europa na mobilização de capacidades, ideias e redes necessárias para avançar a Nossa Agenda Comum e tornar a ONU mais efetiva.

Panelistas

• Sr. Volker Türk, Secretário-Geral Adjunto de Coordenação Estratégica, Escritório Executivo do Secretário-Geral das Nações Unidas
  • Emb. Anna Karin Eneström, Representante Permanente da Suécia nas Nações Unidas e ex-Co-Facilitadora da Declaração UN75
  • Emb. Susanne Baumann, Comissária do Governo Federal para o Desarmamento e Controle de Armas e Chefe da Direção-Geral da Ordem Internacional, ONU e Controle de Armas, Ministério das Relações Exteriores da Alemanha