Mudanças Climáticas: Inteligência Artificial para um Futuro Sustentável e Inclusivo

Em 22 de Fevereiro de 2021, a CIPÓ participou do workshop “Solucionando as Mudanças Climáticas: Inteligência Artificial para um Futuro Sustentável e Inclusivo,” organizado pela Observer Research Foundation, da Índia. O workshop reuniu diversos especialistas e pesquisadores com o objetivo de discutir as implicações das novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) para as ações climáticas e vice-versa.

Em intervenção sobre a geopolítica da IA sustentável, os pesquisadores da CIPÓ, Arthur Vieira e Gabrielle Alves, destacaram o potencial de se usar mecanismos de IA para combater o desmatamento na Amazônia Legal, além de pontuarem os eventuais riscos associados ao emprego dessas tecnologias. Na visão da CIPÓ, para garantir a proteção de comunidades locais de possíveis violações de direitos é preciso que investimentos em Inteligência Artificial sejam acompanhados por políticas públicas de conservação e fiscalização ambiental.

Durante o evento, os pesquisadores da CIPÓ também destacaram a necessidade de se explorar iniciativas de cooperação Sul-Sul voltadas ao compartilhamento de informações, formação de capacidades e de coleta e análise de dados para garantir que países com menores capacidades tecnológicas possam aplicar a IA para a ação climática.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts