Encontro aprofunda diálogo sobre a presidência brasileira do G20

Com o intuito de estimular o debate público no processo de preparação da presidência do Brasil no G20, a Plataforma CIPÓ, a Gestos, o Ibase e a Abong, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), realizaram o diálogo “G20: estrutura e oportunidades para participação da sociedade civil brasileira”.

O encontro aconteceu no dia 30 de outubro, no Galpão da Cidadania, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube, e contou com a participação de representantes do governo federal, grupos de engajamento do G20 e representantes da sociedade civil e institutos de pesquisa brasileiros.

Veja a programação

Data: 30 de outubro de 2023 (9:00-12:30)
Local: Galpão da Cidadania: R. da Gamboa, 246 – Santo Cristo, Rio de Janeiro, e online

Conceito
O G20 é um fórum intergovernamental composto pelas maiores economias mundiais. Seus países representam cerca de 80% do PIB e 75% do comércio globais, além de dois terços da população do planeta. Surgindo no final dos anos 1990 como um espaço de concertação econômica, ao longo das décadas passou a ampliar seu escopo de atuação, com a expansão dos temas abordados – entre eles, a agenda ambiental e climática.

Embora tenham adotado medidas para alcançar uma transição para modelos econômicos mais sustentáveis, os países do grupo seguem sendo responsáveis por 80% das emissões de gases de efeito estufa, causadores da mudança do clima. Nesse sentido, o G20 pode e deve desempenhar um papel ainda mais significativo no enfrentamento a desafios contemporâneos de cunho econômico, ambiental e social, inclusive por meio do cumprimento de compromissos previamente acordados, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo de Paris.

Pela primeira vez, a troika do G20 é composta por nações em desenvolvimento (Indonésia, Índia e Brasil), o que permanecerá com a presidência sul-africana em 2025. Tem-se, então, uma janela de oportunidade para, a partir das perspectivas do Sul Global, incidir sobre o G20 e os seus grupos de engajamento. Dentre eles, destacam-se o Civil-20 (C20), que será presidido pela Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e terá a Gestos como Sherpa, e também o Think-20 (T20), cujo comitê organizador é formado pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

Diante disso, com o intuito de ampliar o engajamento da sociedade civil e de estimular o debate público no processo de preparação da presidência do Brasil no G20, particularmente com foco no C20 e no T20, a Plataforma CIPÓ, a Gestos, a Abong, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), propõem o diálogo “G20: estrutura e oportunidades para participação da sociedade civil brasileira”.

O encontro terá o objetivo de: 1) Apresentar as prioridades da presidência brasileira do G20; 2) Prover um panorama do que é o G20, sua governança e mecanismos de participação através dos grupos de engajamento; 3) Contribuir para promover ampla participação da sociedade civil brasileira na incidência sobre os temas prioritários da presidência do Brasil. Para tal, o evento será conduzido em formato híbrido e será transmitido através do canal de YouTube da Plataforma CIPÓ.

9:00-9:15 Boas-vindas
● Maiara Folly, Diretora-Executiva, Plataforma CIPÓ
● Alessandra Nilo, Coordenadora-Geral, Gestos, Sherpa do C20 Brasil
● Henrique Frota, Diretor-Executivo, Abong e representante da presidência do C20 no Brasil

9:15-09:45 Painel 1 (online) – Presidência brasileira do G20: prioridades, desafios e oportunidades
● Flávio Luís Pazeto, Coordenação-geral do G20, Ministério das Relações Exteriores
● Antonio Cottas, Subsecretário de Finanças Internacionais e Cooperação Econômica, Ministério da Fazenda (a confirmar)
● Gustavo Westmann, assessor internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República
Moderação: Maiara Folly, Plataforma CIPÓ

9:45-10:15 Perguntas e respostas (Q&A)
10:15-10:45 Coffee break

10:45-11:45 Painel 2 – G20 e grupos de engajamento: o que são, como funcionam e como participar?
● Alessandra Nilo, Sherpa do Comitê Organizador do C20 Brasil (Gestos)
● Luciana Servo, membro do Comitê Organizador do T20 Brasil (IPEA, CEBRI e FUNAG)
● Antônio Lisboa, membro do Comitê Organizador do L20 (CUT)
● Pedro Duval, membro do Comitê Organizador do Y20 (Secretaria Nacional de Juventude)