Clima, Gênero e Consolidação da Paz: Qual é o papel da arquitetura de construção da paz da ONU?

Em 27 de outubro de 2021, a Plataforma CIPÓ participou de uma mesa redonda fechada intitulada “Na encruzilhada entre Clima, Gênero e Consolidação da Paz: Qual o papel da arquitetura de construção da paz da ONU?”. A discussão, organizada pela Fundação Dag Hammarskjöld (DHF), a Rede Global de Mulheres Construtoras da Paz (GNWP) e a Parceria Global para a Prevenção de Conflitos Armados (GPPAC), reuniu funcionários da ONU, Estados membros e organizações da sociedade civil para discutir o papel da ONU em abordar este “triplo nexo” em contextos pós-conflito.

Contexto: Ao concluir a revisão da arquitetura de consolidação da paz da ONU, em dezembro de 2020, a adoção de resoluções duplas sobre Construção da Paz e Consolidação da Paz pela Assembleia Geral (A/RES/75/201) e o Conselho de Segurança (S/RES/2558) abriu espaço para novos avanços na implementação das resoluções e confirmou seu apoio contínuo a às mesmas. As duas resoluções também conclamavam os Estados Membros, as Nações Unidas e outras partes interessadas a “continuar a tomar medidas para implementar as resoluções sobre a construção da paz e consolidação da paz, e avançar os esforços para trazer maior coerência aos esforços de construção da paz.” (S/RES/2558, OP1).

Recentemente, a CIPÓ publicou uma série de artigos sobre gênero, clima e segurança, inclusive com relação à Agenda da ONU para Mulheres, Paz e Segurança e sobre abordagens locais de gênero, clima e consolidação da paz.