CIPÓ participa do Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA)

A CIPÓ, por meio da pesquisadora sênior Flávia do Amaral Vieira, participou do X Fórum Social Pan-Amazônico, o FOSPA, realizado em Belém do Pará nos dias 28 a 31 de Julho de 2022.

O FOSPA é um evento/processo de alcance global que surgiu no âmbito do Fórum Social Mundial, como um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, extrativista, discriminador, racista e patriarcal. A realização do evento em Belém buscou alimentar as lutas e resistências dos povos em todos os territórios da PanAmazônia.

Durante o evento, a CIPÓ acompanhou a marcha de abertura, que reuniu sociedade civil e representantes dos mais diversos povos da Amazônia, e a realização de uma sessão do Tribunal Internacional de Direitos da Natureza, em que foi apresentado o relatório parcial de uma investigação conduzida com objetivo de averiguar violações aos direitos da natureza e dos habitantes da Amazônia. A delegação do Tribunal Internacional dos Direitos da Natureza percorreu as cidades de Altamira, Anapu e Marabá, no Pará, entre os dias 18 e 27 de julho.

Ao final do evento, foi lançada a Declaração Pan-Amazônica de Belém.