CIPÓ participa da PeaceCon@10: COVID, Clima e Conflito

No dia 27 de janeiro de 2021, a pesquisadora da CIPÓ, Gabrielle Alves, participou da PeaceCon@10: COVID, Clima e Conflito: Enfrentando os Desafios de um Mundo Desestruturado.

Por 10 anos, a conferência anual PeaceCon ofereceu uma plataforma dinâmica para construtores da paz, formuladores de políticas, filantropos e líderes do setor privado e da sociedade civil para dialogarem e desenvolverem planos de ação. Em face da pandemia COVID-19; os desafios representados pelas mudanças climáticas; fluxos migratórios; o ressurgimento de tendências autoritárias; a crescente desinformação; e uma ordem internacional enfraquecida; o campo da construção da paz e resolução de conflitos está enfrentando transformações profundas.

A conferência explorou como o campo pode fazer frente a esses desafios urgentes de curto e longo prazo para alcançar um mundo mais pacífico e seguro.

A sessão “Construindo a paz localmente em meio a uma pandemia global: um diálogo sobre como aprender com a COVID-19”, contou com a participação da Catholic Relief Services (CRS) e a Global Partnership for the Prevention of Armed Conflict (GPPAC), que debateram as interseções entre a coesão social e a pandemia de COVID-19, além de discutirem o papel dos construtores da paz locais na prevenção de conflitos e manutenção da paz durante a pandemia.

O objetivo deste evento foi criar espaço para os construtores da paz locais compartilharem suas experiências e desenvolver recomendações concretas para os formuladores de políticas para melhor apoiar seu trabalho de construção da paz local em meio a uma pandemia global.

Palestrantes:

Dra. Melyn McKay do Centro de Análise e Pesquisa Operacional;

David Pwayidi da Catholic Relief Services;

Lucia Nuseibeh da Nonviolence and Democracy do Oriente Médio;

Gabrielle Alves da Plataforma CIPÓ.