Briefing da rede CSEN para o Grupo de Amigos de Clima e Segurança da ONU

01/04/2021 – A Plataforma CIPÓ participou de uma reunião do Grupo de Amigos do Clima e Segurança, que reúne Estados-Membros das Nações Unidas, para discutir as consequências das mudanças climáticas para a segurança e o que o sistema da ONU pode fazer para enfrentar os desafios nessa temática. A Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Erthal Abdenur, apresentou para um público de diplomatas da ONU e especialistas externos a metodologia de análise de risco climático desenvolvida e aplicada ao contexto América Latina e do Caribe pela Rede de Especialistas em Segurança Climática (CSEN). A iniciativa é liderada pelo think tank adelphi (Alemanha).

A CIPÓ também chamou atenção para o papel das desigualdades sócioeconômicas na região e para a importância de se evitar a securitização da agenda de clima e segurança. O encontro também contou com apresentações de pesquisadores do NUPI (Noruega) e do SIPRI (Suécia), assim como representantes do Mecanismo de Clima e Segurança da ONU (CSM).

A Rede de Especialistas em Segurança Climática (Climate Security Experts Network – CSEN) reúne cerca de 30 especialistas internacionais, espalhados por todo o mundo, que trabalham para promover o conhecimento e capacidades em pesquisa sobre a relação entre o clima e a segurança, assim como seus impactos e possíveis soluções. A rede CSEN apoia o Grupo de Amigos sobre Clima e Segurança e o Mecanismo de Segurança Climática das Nações Unidas, sintetizando o conhecimento científico e experiências concretas na temática de clima e segurança, aconselhando o sistema sobre os pontos de entrada para promover resiliência aos riscos de segurança climática e ajudando a consolidar uma compreensão compartilhada dos desafios e oportunidades na área.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts