Debate sobre crise ecológica/climática e paz e segurança internacionais

Em muitos contextos, as mudanças climáticas já são um “multiplicador de ameaças” com uma variedade de repercussões para a paz e estabilidade internacionais. No Conselho de Segurança da ONU, por exemplo, referências cada vez mais frequentes são feitas ao clima nas discussões e respostas relacionadas a situações específicas, inclusive na República Centroafricana, Darfur , Darfur, Mali e Somália. Quais as repercussões da ampliação da definição de segurança no Conselho de Segurança da ONU ao incorporar as considerações climáticas? Quais os riscos? Quais são os papéis de arcabouços normativos tais como a Responsabilidade de Proteger (R2P) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e conceitos como ecocídio? Qual a relevância das operações de paz da ONU para a agenda climática?

Este evento – organizado conjuntamente pela Plataforma CIPÓ, Global Challenges Foundation, Stimson Center e Leiden University – explorou o estado atual do debate internacional sobre clima e segurança, e como as instituições internacionais e estruturas políticas existentes podem (ou não) se adequadar no intuito de abordar os desafios atuais de segurança ecológica e climática. Como as soluções e respostas oferecidas pelas instituições existentes podem ser fortalecidas, e quais novas ferramentas legais, políticas e/ou institucionais podem ser desenvolvidas? As novas ameaças climática/ecológicas requerem mudanças de paradigma ou alterações aos discursos de segurança internacional?

Os palestrantes do evento, que ocorreu no dia 7 de abril de 2021, incluíram Karen Smith (professora da Universidade de Leiden), Adriana Erthal Abdenur (Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ), Richard Ponzio (Diretor do Programa de Governança Global, Justiça e Segurança no Stimson Center em Washington, DC), Maud Sarlieve (Professora da Universidade de Paris – Nanterre) e Magnus Jiborn (Lund University / Diretori de Pesquisa da Global Challenges Foundation).

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts