Política externa e clima: atuação da CIPÓ na COP27 é destaque na revista Piauí

A atuação da CIPÓ na COP27 foi destaque no artigo “A COP de Lula”, de autoria do jornalista Bernardo Esteves, na edição de dezembro de 2022 da revista Piauí. No texto, Esteves destaca as convergências entre o discurso proferido pelo Presidente Lula e o documento “Clima e estratégia internacional: novos rumos para o Brasil“, construído durante a campanha presidencial e lançado pela CIPÓ durante a conferência no Egito.

No artigo, a Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Abdenur, comenta possibilidades para a política externa: “Uma das ideias desse artigo era propor a recolocação do Brasil no plano internacional como ator propositivo, não apenas na agenda muito dominada pelos países do Norte que predomina nas COPs, mas também mobilizar outros países em desenvolvimento para que pautas caras ao Sul sejam levadas a sério na governança global.”

Abdenur acrescentou que “não adianta requentar a politica externa anterior” e que “o clima tem que ser uma das bases para a mobilização dos países em desenvolvimentos, que perderam espaço na construção dessa agenda”.

Comentou, ainda, as diferenças no conceito de soberania promovido por diferentes lideranças: “Quando Bolsonaro fala da Amazonia, ele vê a cooperação internacional como uma ameaça à soberania brasileira. Na visão de Lula, uma cooperação internacional bem construída, com respeito e eficácia, pode reforçar a soberania”.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts