Em reportagem da Pública, CIPÓ destaca resultados da Cúpula da Amazônia

A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, foi uma das especialistas ouvidas na reportagem “Países amazônicos concordam em evitar colapso da floresta, mas discordam de como fazê-lo”, da Agência Pública. O texto aborda a “Declaração de Belém”, resultado das discussões travadas durante a Cúpula da Amazônia.

Segundo Folly, a principal decisão do acordo é a de fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). “Existe um reconhecimento de que não há saída unilateral para a Amazônia. Mesmo que o Brasil consiga cumprir a sua promessa de zerar o desmatamento até 2030, se os demais países que compõem a bacia não fizerem o mesmo, não será possível impedir que a Amazônia atinja o ponto de não retorno”, aponta.

“E a OTCA é a única organização internacional que reúne os países amazônicos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região. Por isso, o seu fortalecimento é fundamental para fazer frente à urgência de salvar o bioma amazônico, um processo que precisa ser liderado pelos países da própria região”, afirma Folly.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts