Crimes ambientais e financiamento de campanhas: CIPÓ comenta pesquisa no site ((o))eco

Em entrevista ao site ((o))eco, divulgada no dia 16 de setembro de 2022, nossas pesquisadoras Gabrielle Alves e Renata Ribeiro reiteraram o que alertamos no último relatório: a contraproposta do financiamento de candidaturas por infratores ambientais é a impunidade.

Analisando a eleição de 2018, dos 422 candidatos que receberam essas doações, 156 se elegeram em 26 Estados brasileiros e muitos deles propuseram Projetos de Leis com potencial impacto socioambiental negativo, não nos parece ser coincidência.

O principal resultado prático advém do elevado grau de impunidade que infratores costumam desfrutar.

Plataforma CIPÓ

Em 2021, o Brasil registrou o menor número de multas ambientais por crime de desmatamento em 20 anos.

Nas eleições deste ano de 2022, grande parte dos candidatos apoiados por infratores da Amazônia Legal tentaram a reeleição, incluindo o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro.
Apesar de tudo, o prognóstico atual é positivo, visto que a sociedade civil se mostra mais exigente em relação à transparência no processo legislativo e reivindica respostas sobre as tentativas de flexibilização da fiscalização ambiental e da origem dos recursos das campanhas eleitorais.

Na entrevista, as pesquisadoras comentam: o interesse por trás dos financiamentos; resultados práticos; medidas que buscam fragilizar a fiscalização ambiental; o prognóstico para 2022; e a análise da redução da aplicação de multas e embargos pelos órgãos ambientais no governo Bolsonaro como resultado das flexibilizações fiscais.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts