CIPÓ é destaque em reportagem de jornal da Guiana sobre a COP30

Em entrevista ao jornal Guayaweb, da Guiana Francesa, a pesquisadora Flávia do Amaral Vieira, da Plataforma CIPÓ, comentou a escolha de Belém para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025. A reportagem retrata a capital paraense, que recentemente recebeu a Cúpula da Amazônia, como centro das discussões ambientais no mundo.

“Uma COP na Amazônia é fundamental para posicionar a região no centro das discussões. 60% da Amazônia está no Brasil. É um bioma que ocupa grande parte do nosso país”, explicou Vieira. Além disso, ela lembrou que “a defesa da Amazônia é também uma oportunidade de aproximação com os países vizinhos”.

Questionada sobre o avanço de projetos de leis que ameaçam os direitos dos povos indígenas na Câmara dos Deputados, a pesquisadora da CIPÓ afirmou que “é uma batalha difícil”, mas que o “Brasil vai ser escrutinado de perto pela comunidade internacional, o que pode frear as iniciativas mais controversas”.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts