Rumo à COP30, CIPÓ discute estratégias de cooperação na XII Assembleia do Parlamaz

Nesta quarta-feira (8/10), a Plataforma CIPÓ marcou presença na XII Assembleia do Parlamento Amazônico (Parlamaz), realizada no Senado Federal, em Brasília. A coordenadora de projetos Marília Closs, o coordenador de advocacy Murilo Amatneeks e o senior fellow Carlos Alfredo Lazary representaram a Plataforma CIPÓ no encontro, que reuniu parlamentares e representantes dos oito países da região amazônica. A reunião foi a primeira do parlamento após a Cúpula da Amazônia, realizada em Bogotá, na Colômbia. O evento foi apoiado pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), ICCF e pela Plataforma CIPÓ.

Estiveram presentes nomes como Carlos Veléstegui, embaixador do Equador no Brasil; Leonardo Quintero Cristancho, encarregado de Negócios da Embaixada da Colômbia; Alice Amorim, da Presidência da COP30; a senadora Vanessa Grazziotin e o senador Nelsinho Trad.

Durante a assembleia, os parlamentares discutiram eixos temáticos como cooperação amazônica, e estratégias para a preparação dos países para a COP30, reforçando a importância da diplomacia parlamentar para a região.

O embaixador Carlos Alfredo Lazary, apresentou o Painel de Acompanhamento da Implementação da Declaração de Belém, estudo realizado pela CIPÓ e lançado em agosto deste ano. Segundo Lazary, o trabalho ofereceu subsídios técnicos fundamentais aos parlamentares, contribuindo para fiscalizar de forma eficaz a implementação dos 113 compromissos firmados pela Declaração de Belém. “O painel de monitoramento foi muito útil, demonstrando um trabalho sério que efetivamente contribuiu para avançar nessas iniciativas”, destacou.

O senior fellow também pontuou que a criação do Parlamaz já sinalizava a urgência de enfrentar as assimetrias que marcam a região amazônica. Ele ressaltou ainda o papel central dos parlamentos na formulação de políticas de Estado, especialmente por meio das funções de legislação e fiscalização do poder executivo.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttp://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

linkedin CIPÓ
Facebook CIPÓ
Instagram CIPÓ
Youtube CIPÓ

Últimos Posts