O documento que reúne as principais recomendações das forças-tarefas do Think 20 (T20) à presidência sul-africana do G20 já está disponível para download. Com foco em soluções práticas e viáveis para os principais desafios globais, o Communiqué é resultado de meses de colaboração entre centros de pesquisa e especialistas de diferentes regiões do mundo — com destaque para vozes do Sul Global.
A Plataforma CIPÓ co-lidera a Força-Tarefa 5 (TF5), dedicada à aceleração da ação climática e à promoção de transições justas. A atuação da CIPÓ, ao lado do IDDRI (França) e da Southern Transitions (África do Sul), garantiu que temas centrais como justiça climática, financiamento para adaptação e governança dos minerais críticos fossem incorporados ao documento final.
Entre os destaques do Communiqué estão:
– A necessidade de uma governança global dos minerais críticos com distribuição justa de benefícios e monitoramento ambiental robusto;
– O apoio à construção de taxonomias para transições justas, com abordagens que envolvam toda a sociedade e promovam igualdade de gênero, combate à pobreza e inclusão socioeconômica;
– O fortalecimento de mecanismos de seguro e resiliência para lidar com riscos climáticos;
– A integração de soluções para clima, biodiversidade e bioeconomia dentro da agenda do G20.
As recomendações serão levadas à Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20, marcada para novembro de 2025, na África do Sul.