CIPÓ para epbr: transição energética e cooperação internacional

Em artigo de opinião para a epbr, a pesquisadora sênior da CIPÓ, Dra Renata Albuquerque Ribeiro, comentou a importância da cooperação internacional para a transição energética nos países. A África do Sul, por exemplo, assinou na COP26 o Plano de Transição de Energia Justa da África do Sul, no qual cooperavam juntos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e União Europeia.

Contudo, a pesquisadora alerta que é importante atentar para as condições impostas nesses arranjos de cooperação, pois há risco de aumento dos níveis de dívida externa para os países recebedores da ajuda.

Segundo a pesquisadora, o Brasil apresenta inúmeras vantagens para negociar arranjos de cooperação internacional para auxiliar a transição energética, principalmente a forte articulação internacional e doméstica das organizações da sociedade civil presentes no país.

Com esperança renovada, a sociedade civil marca posição e afirma que o Brasil está de volta ao chamado regime internacional das mudanças climáticas.

Renata Albuquerque Ribeiro
Luísa Falcão
Luísa Falcão
(Pesquisadora Júnior na Plataforma CIPÓ) é mestranda em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas, graduada em Direito pela Universidade Federal do Oeste do Pará e reside em Santarém.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts