Em artigo publicado na revista Carta Capital, Maiara Folly e Ana Garcia destacam o papel estratégico do BRICS+ no fortalecimento da cooperação climática global. Com dez membros, o grupo representa de forma mais ampla o Sul Global e pode ampliar a voz dessas economias em temas climáticos. As autoras ressaltam a importância da liderança do Brasil em eventos como a presidência do G20 em 2024, a próxima cúpula do BRICS e a COP30.
Folly e Garcia apontam que, apesar desse potencial, o BRICS+ enfrenta desafios, como a falta de metas climáticas atualizadas e a ausência de posições unificadas nas negociações multilaterais. Elas defendem que a proposta brasileira de criar uma “Agenda de Liderança Climática do BRICS” pode fortalecer o grupo em áreas-chave — financiamento climático, cooperação tecnológica e contabilidade de carbono.
Maiara Folly é diretora-executiva e cofundadora da Plataforma CIPÓ. Ana Garcia é fellow da CIPÓ, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisadora do BRICS Policy Center.