#8M – CIPÓ reforça compromisso em defesa da equidade de gênero e raça

Neste 8 de Março, a Plataforma CIPÓ, instituto de pesquisa independente liderado por mulheres, reforça seu compromisso em defesa da equidade de gênero e raça e por mais corpos e vozes femininas em espaços de poder. “A gente quer igualdade agora, e não daqui a 300 anos, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e as estatísticas mostram que demoraríamos para alcançar no atual ritmo”, afirma a diretora-executiva da CIPÓ, Maiara Folly.

Os dados são de um relatório de 2022 da ONU Mulheres e do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Desa). Segundo o estudo, os desafios globais, como as consequências da pandemia de Covid-19, conflitos violentos, mudanças climáticas e a perda de direitos sexuais e reprodutivos estão exacerbando as disparidades.

Folly relembrou a situação durante o evento “Mulheres no Poder”, que realizamos em novembro passado, na capital federal, em parceria com o Ministério das Mulheres, o Club de Madrid e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Articulado pela deputada federal Jack Rocha (PT-ES), o encontro teve como convidada de honra a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, e a presença ilustre de ministras e ex-chefes de Estado, incluindo Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile.