Recomendações da 3ª Conferência de Pesquisa da Southern Voice

No dia 5 de Novembro, Gabrielle Alves, pesquisadora da CIPÓ, participou do Young ThinkTankers Forum. O evento, realizado na 3ª Conferência de Pesquisa da Southern Voice (9-11 de novembro de 2021) reuniu especialistas de institutos independentes de pesquisa (think tanks) de todo o mundo para discutir questões políticas atuais e futuras relacionadas ao desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030 da ONU e os desafios pós-pandêmicos.

Após a bem-sucedida conferência intitulada “Moldando um mundo pós-COVID equitativo: o papel dos think tanks do Sul Global”, os 59 membros da rede se reuniram para uma convocação conjunta à ação.

Os membros da Southern Voice propõem que think tanks:

  • Mobilizem um diálogo amplo e social baseado na pesquisa científica e na comunicação. Muitos dos desafios atuais do desenvolvimento são confusos, e as soluções tecnocráticas não são suficientes. A deliberação aberta sobre as oportunidades e compensações da reforma é essencial, e think tanks podem facilitar isso.
  • Aumentem a responsabilidade dos governos locais e nacionais do Sul Global por políticas de desenvolvimento sólidas e a responsabilidade dos países do Norte Global em suas contribuições para os bens públicos globais.
  • Viabilizem alianças entre instituições, compartilhando informações e aprofundando a análise dos problemas estruturais do Sul Global. Embora a ação coletiva seja essencial, os think tanks podem apoiar definindo os mecanismos e normas que impulsionam as parcerias de sucesso.
  • Reforcem a independência e as perspectivas apartidárias dos think tanks para oferecer assistência técnica aos governos. A pandemia tem mostrado que think tanks podem colocar suas forças nos serviços do setor público para apoiar o desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas
  • Produza resultados inclusivos e baseados em dados muito mais rápido do que os obtidos atualmente. O objetivo final é transformar o conhecimento em ações práticas que beneficiem a sociedade como um todo.

A crise do COVID-19 expôs a importância das instituições multilaterais, da governança pública robusta e da colaboração. É fundamental enfrentar os problemas que a crise revelou. Os think tanks desempenham um papel fundamental nisso.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts