CIPÓ endossa carta para impedir o ponto de não-retorno da Amazônia

Às vésperas da Cúpula da Amazônia, as organizações integrantes do Observatório do Clima, como é o caso da Plataforma CIPÓ, elaboraram uma carta com o objetivo de evitar o ponto de não-retorno do bioma.

O documento foi enviado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), ao Itamaraty e à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), de modo a influenciar a agenda do evento, marcado para os dias 08 e 09 de agosto, em Belém.

As signatárias propõem aos governos da pan-Amazônia a elaboração de um acordo multilateral, adotado em um prazo não superior a dois anos, que impeça o atingimento do ponto de não-retorno da floresta.

Dentre os compromissos destacados estão: eliminar o desmatamento até 2030; reconhecer todos os territórios indígenas e quilombolas; expandir as áreas protegidas; e adotar medidas efetivas de combate aos ilícitos ambientais, como garimpo ilegal e contaminação por mercúrio.

A carta endossada pela CIPÓ foi citada em reportagem do jornal O Globo sobre a Cúpula.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts