O policy brief “Fair Rules and Positive Incentives: The Role of the G20 in Building Just and Sustainable Global Value Chains”, de autoria de Maiara Folly, diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, e Kieran Mitton, do King’s College London, está disponível para download no site do T20. O documento, produzido no âmbito da força-tarefa 4 do T20, aborda a importância do G20 na construção de cadeias de valor globais mais justas e sustentáveis.
O texto destaca como a demanda global por commodities contribuiu para a destruição ambiental, principalmente em florestas e biomas ameaçados. No entanto, a governança global tem falhado em criar um marco multilateral que regule essas cadeias de forma justa e socioambientalmente responsável. O policy brief propõe que o G20 adote medidas normativas e políticas para fortalecer a cooperação internacional, promovendo regras que garantam a sustentabilidade das cadeias de valor, e respeitando o princípio de não discriminação comercial e o conceito climático de Responsabilidades Comuns, Porém Diferenciadas.
A publicação também sugere a criação de uma iniciativa que vise prover assistência técnica, tecnológica e financeira a produtores de países em desenvolvimento, para que eles possuam meios de atenderem a exigências socioambientais sem que sejam excluídos do comércio internacional.