Representantes do governo brasileiro, da Europa, de bancos multilaterais e da sociedade civil participaram nesta segunda-feira (22), em Washington, D.C., nos Estados Unidos, do “1st Brazil-Europe Climate Finance Dialogue”. O encontro fechado, realizado sob a regra de Chatham House, discutiu os avanços da presidência brasileira do G20 em financiamento climático e desenvolvimento sustentável, com foco na Trilha de Finanças e no papel do Brasil na preparação para a COP30.
Organizada pelo Ministério da Fazenda, pela European Climate Foundation e pela Plataforma CIPÓ, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e da Embaixada da França, a atividade buscou fortalecer o diálogo entre Brasil e Europa para a construção de um sistema financeiro global mais justo e alinhado aos compromissos do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A diretora-executiva da CIPÓ, Maiara Folly, moderou a segunda metade da reunião, que também contou com a participação do vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Ambroise Fayolle; da economista Mariana Mazzucato; da secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito; do secretário-adjunto do Tesouro francês, William Roos; e da representante especial para o clima do Reino Unido, Rachel Kyte.
A CEO da European Climate Foundation, Laurence Tubiana, conduziu a abertura e o encerramento do evento, ao lado de Pete Ogden, vice-presidente de Clima e Meio Ambiente da Fundação das Nações Unidas, e Lucca Rizzo, líder de Financiamento Climático do iCS.