Workshop em Brasília reúne representantes dos países da Amazônia

A Plataforma CIPÓ e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) realizam, no dia 17 de outubro, o workshop “Cooperação internacional pela Amazônia: caminhos para a implementação da Declaração de Belém”. O evento, fechado para convidados, acontece das 8 às 17h30 (horário de Brasília), na sede da OTCA, na capital federal. 

Trata-se do primeiro encontro dos países membros da OTCA para discutir estratégias de implementação dos compromissos acordados durante a Cúpula da Amazônia, realizada em agosto. Naquela ocasião, os oito países assinaram a Declaração de Belém, que consolida uma agenda comum para a promoção do desenvolvimento sustentável da região e propõe medidas para evitar o ponto de não retorno na Amazônia, como uma Aliança Amazônica de Combate ao Desmatamento, um Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia e uma “Coalizão Verde” liderada pelos bancos de desenvolvimento da região.

Além dos países membros da OTCA (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), estarão presentes autoridades da União Europeia, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e das outras duas maiores bacias hidrográficas do mundo, localizadas na República do Congo e na Indonésia.

O evento contará com as presenças de embaixadores, de representantes da sociedade civil, da Secretaria-Geral da Presidência e dos ministérios dos Povos Indígenas, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Fazenda e das Relações Exteriores.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts