Em 16 de setembro de 2022, a CIPÓ, em parceria com o World Monuments Fund (WMF) e arqueólogos locais, organizou o Watch Day em Monte Alegre, no estado do Pará. O evento celebrou a nomeação do Parque Estadual Monte Alegre (PEMA) ao 2022 World Monuments Watch, uma seleção de 25 locais históricos de importância mundial cuja preservação é urgente e vital para as comunidades que os cercam.
A indicação do PEMA ao WMW 2022 foi articulada pela Plataforma CIPÓ em colaboração com os arqueólogos Edithe Pereira (Museu Emilio Goeldi), Claide de Paula Moraes (UFOPA), e Bruno Pastre Máximo (UFAM), que pesquisam em Monte Alegre há muitos anos. O Parque Estadual Monte Alegre apresenta um dos sítios arqueológicos mais inusitados da Bacia Amazônica: um conjunto de pinturas rupestres datadas de 12.000 anos atrás.
No Watch Day de Monte Alegre, foram realizadas atividades informativas sobre a importância do patrimônio arqueológico do PEMA, de arte educação com crianças das comunidades vizinhas ao Parque, Lages, Santana e Ererê; e uma visita guiada à Serra da Lua, um dos sítios mais icônicos dentro do monumento. Para isso, contamos com o apoio do Professor da rede pública de Monte Alegre Lucenildo Soares Lima, o professor Corona.
O Watch Day é um evento do WMF criado para gerar conscientização e engajar a sociedade ao mesmo tempo em que se busca impulsionar o tema da importância do sítio arqueológico em âmbito local, nacional e internacional. No Watch Day do PEMA, buscou-se destacar os desafios que o parque enfrenta, desde os próprios da conservação do sítio arqueológico, a degradação florestal, o vandalismo e as mudanças climáticas, que agravaram o problema dos incêndios na região, com as chamas chegando a poucos metros das pinturas rupestres. Para a pesquisadora sênior da CIPÓ Flávia do Amaral Vieira, presente no evento, “a partir de um incentivo ao fortalecimento da gestão, busca-se impulsionar o turismo comunitário e a economia criativa na região”. O evento contou com a presença de mais de cem pessoas.
Fotos: Kevin Gonzales – M’boia.