Segurança humana em um cenário global em evolução: webinar do ISS

Em 18 de maio de 2022, a Plataforma CIPÓ participou do webinar “Segurança humana em um cenário global em evolução”, organizado pelo Instituto de Estudos de Segurança Internacional (Institute for International Security Studies – IISS), com sede em Londres. Os membros do painel se concentraram em dimensões diferentes, mas complementares, do conceito de segurança. À luz de uma recente publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – Novas Ameaças à Segurança Humana no Antropoceno – que concluiu que, globalmente, 6 em cada 7 pessoas se sentem inseguras sobre muitos aspectos de suas vidas – os palestrantes refletiram sobre as consequencias para as políticas públicas, em especial nos países afetados por conflitos.

Pano de fundo: O conceito de segurança humana foi introduzido pela primeira vez após a Guerra Fria, em um momento de crescente cooperação multilateral e interestatal. Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu que a segurança das pessoas — assim como a segurança estatal e territorial — merecia mais atenção. No plano substantivo, uma abordagem de segurança humana enfatiza a natureza transversal dos desafios contemporâneos, incluindo ameaças à segurança e conflitos armados, pobreza e exclusão e desastres naturais, entre outros.

Nos últimos anos, a pandemia de COVID-19, os efeitos das mudanças climáticas e suas consequências socioeconômicas aumentaram a pressão sobre os meios de subsistência e as percepções de insegurança em muitas partes do mundo. Os riscos e as oportunidades que resultam do ritmo acelerado das mudanças tecnológicas também estão se tornando centrais para a análise e as respostas aos desafios de segurança humana. No sistema internacional, surge uma nova ordem global fundamentada no retorno à competição entre as grandes potências e pela atual guerra na Ucrânia. Nenhum desses desafios pode ser pensado ou abordado isoladamente. Em vez disso, a natureza interconectada dos desafios globais exige uma nova discussão e pensamento sobre a segurança humana e como unir suas diferentes vertentes com outras preocupações de segurança, incluindo a segurança do Estado.

Palestrantes:

Dra Adriana Abdenur, Co-fundadora and Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ.

Dr Greg Austin, IISS Cyber, Space and Future Conflict Programme.

Sarah F. Cliffe, Diretora do New York University Center on International Cooperation (CIC).

Pedro Conceição,Diretor do Gabinete do Relatório do Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e principal autor do Relatório do Desenvolvimento Humano.

Dr Des Gasper, Professor Emérito (Desenvolvimento Humano, Ética do Desenvolvimento e Políticas Públicas) do Instituto Internacional de Estudos Sociais (Haia), na Erasmus University Rotterdam, Holanda.

Dr Alexandre Marc, Membro Associado em Conflito, Segurança e Desenvolvimento no IISS. (moderador)