Em 10 de abril de 2022, a Plataforma CIPÓ apresentou seu trabalho sobre avaliações de riscos climáticos locais no Secretariado das Nações Unidas, em Nova York. O painel “Manter a resiliência operacional das operações de paz face aos desafios climáticos” foi organizado pela Rede sobre a Eficácia de Operações de Paz (EPON), pelo Instituto de Política Externa da Noruega (NUPI) e pelo Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), em parceria com o Departamento de Operações de Paz da ONU (DPO).
A Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Abdenur, apresentou a Nota de Orientação sobre riscos climáticos a nível local que a CIPÓ está desenvolvendo em parceria com a Parceria Global para a Prevenção de Conflitos Armados (GPPAC). A Nota está sendo testada por parceiros locais em Uganda, Zimbábue e Moçambique e será disponibilizada ainda este ano, a tempo da COP27 no Egito.
O painel fez parte de uma série de discussões organizadas na ONU pelo EPON sobre a eficácia das operações de paz, desde operações multidimensionais e complexas até missões de observação. As discussões reuniram especialistas, pesquisadores, militares e policiais e funcionários da ONU para debater as lições aprendidas com os recentes estudos de avaliação realizados pela EPON.