Crime ambiental como crime organizado na Amazônia: evento organizado pela CIPÓ, GI-TOC e UNU-CPR

Em 19 de maio de 2022, a Plataforma CIPÓ, a Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional (GI-TOC), o Centro Universitário das Nações Unidas para Pesquisa Política (UN-CPR) e o Ministério das Relações Exteriores do Peru sediarão o evento paralelo: “Crime ambiental como crime organizado na bacia amazônica“, como parte da 31ª sessão da Comissão de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal.

Este evento discutirá as diferentes formas de crimes ambientais na bacia amazônica, os atores envolvidos, bem como estratégias e respostas preventivas adotadas por governos, sociedade civil e comunidades indígenas. A conexão entre crimes ambientais, como mineração ilegal de ouro, extração ilegal de madeira e atividades ilícitas relacionadas, como fluxos financeiros ilícitos, tornaram-se cada vez mais evidentes nos últimos anos.

Organizações da sociedade civil presentes na região têm defendido que os órgãos de aplicação da lei tratem o crime ambiental como crime organizado e têm realizado estudos com a intenção de compreender melhor esta dinâmica criminosa com o objetivo de ajudar a desarticular de forma mais eficaz as redes criminosas que perpetram crimes ambientais e crimes associados, incluindo de natureza financeira.

O painel incluirá breves apresentações de três especialistas sobre crimes ambientais na Amazônia, comentários finais do Representante Permanente do Peru na ONU em Viena, e será moderado por Livia Wagner, Coordenadora da Rede GI-TOC.

Palestrantes:

Livia Wagner, Coordenadora da Rede e Líder Temática sobre Tráfico de Pessoas, GI-TOC

Adam Day, Diretor de Programas, UNU-CPR/ Nova York, Estados Unidos

Maiara Folly, Cofundadora e Diretora de Programas, Plataforma CIPÓ/Brasil

César Augusto Ipenza, Especialista Independente e Membro da Rede GI-TOC/ Lima, Peru

Sandra Teran, Bolsista do Fundo de Resiliência/Equador

Embaixador Alberto Campana Boluarte, Representante Permanente do Peru junto à ONU em Viena

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts