Na Colômbia, CIPÓ participa de encontro sobre litígio climático e transição justa

A pesquisadora Marília Closs representou a Plataforma CIPÓ no Encontro Latino-americano sobre Litígio Climático e Transição Energética Justa, promovido entre os dias 7 e 8 de setembro em Bogotá, na Colômbia.

Organizado pela AIDA e pela Fundação Heinrich Böll, o evento teve como objetivo criar uma rede para potencializar a prática de litígio climático na região. “Discutimos pontos em comum e alguns desafios que estão colocados no cenário atual”, conta Closs.

Os debates se concentraram em torno de três pontos principais: a transição energética justa e seus dilemas; a discussão sobre perdas e danos e como isso pode ser mobilizado na prática do litígio; e, por último, as agendas de ar, direitos humanos e clima.

Segundo a pesquisadora, a CIPÓ participou na condição de organização que produz pesquisas capazes de ajudar em processos de litigância climática. “Recomendamos que todas, todos e todes acompanhem a plataforma de litígio climático aqui na América Latina e a construção dessa rede, que pensa como instrumentalizar a justiça em favor do mundo que a gente quer”, afirma.