Cúpula da Amazônia: seminário preparatório será realizado em Brasília

A Plataforma CIPÓ é uma das convidadas do seminário “Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio, no auditório Wladimir Murtinho, do Itamaraty, em Brasília, com a presença de ministros de Estado, diplomatas e representantes da sociedade civil. O fórum será um preparatório para a Cúpula da Amazônia, programada para 8 a 9 de agosto, em Belém.

Realizado pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o evento tem como objetivo discutir formas de promover o desenvolvimento econômico da região, de maneira sustentável.

A pesquisadora Flavia do Amaral Vieira, da CIPÓ, participará, no primeiro dia de discussões, do segundo painel, sobre possibilidades de cooperação entre os países amazônicos no
combate e na prevenção aos crimes ambientais.

Durante o seminário, serão debatidas, ainda, questões como desmatamento, regularização fundiária, exploração econômica da região, turismo e perspectivas para o futuro do bioma.

Estão confirmadas as presenças dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Nísia Trindade (Saúde), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Herman Benjamin (Superior Tribunal de Justiça).

O senador Nelsinho Trad, presidente do Parlamento Amazônico, o líder indígena Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami, e o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, também vão compor as mesas.