A Plataforma CIPÓ marcou presença no T20 Summit – evento final do grupo de engajamento do G20 que reúne think tanks e institutos de pesquisa. Beatriz Mattos, coordenadora de pesquisa, e Vitória Gonzalez, coordenadora de projetos, representaram a organização nos paineis, realizados entre os dias 11 e 12 de novembro no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro.
O encontro marcou o encerramento das atividades do T20 Brasil e também o handover do Comitê Organizador do Brasil (composto por Ipea, FUNAG e CEBRI) para o Comitê Organizador da África do Sul (composto por Institute for Global Dialogue – IGD, South African Institute of International Affairs – SAIIA, e Institute for Pan-African Thought and Conversation da Universidade de Johannesburg).
O T20 Summit contou com diversas mesas e espaços para discussão focados nas seis forças-tarefas do grupo: 1. Combate às desigualdades, à pobreza e à fome; 2. Ação climática sustentável e transições energéticas inclusivas e justas; 3. Reforma da arquitetura financeira internacional; 4. Comércio e investimento para o crescimento sustentável e inclusivo; 5. Transformação digital inclusiva; 6. Fortalecimento do multilateralismo e da governança global.
O Communiqué do T20 Brasil, lançado em julho deste ano na Midterm Conference do T20, pode ser encontrado aqui e os policy briefs das diferentes forças-tarefas podem ser lidos aqui. Ao longo do processo do T20 Brasil, a CIPÓ co-liderou a força-tarefa 2, ao lado do Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI). Por parte do IDDRI, Damien Barchiche esteve presente no T20 Summit.
Ao final do evento, Mattos e Gonzalez, ao lado de representantes do BRICS Policy Center, entregaram à ex-alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, um exemplar da “Declaração Conjunta do Diálogo de Convergências T20/C20”. O documento é uma união de forças dos Grupos de Trabalho 1, 5 e 7 do C20 (que reúne a sociedade civil) e das Forças Tarefas 2, 3 e 5 do T20 (que reúne os think tanks). A declaração tem três temas como foco: economia, mudanças climáticas e digitalização.