Como pensar a política industrial no contexto da pandemia? Como incorporar dimensões climáticas e ambientais e contribuir para o combate à pobreza e desigualdade? Em 17 de novembro, a Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Erthal Abdenur, moderou o debate sobre política industrial com a participação de pesquisadores do Comitê de Políticas de Desenvolvimento da ONU, do qual faz parte.
A escala dos impactos da pandemia COVID-19 começou a quebrar a inércia na formulação de políticas. A política industrial está voltando à tona à medida que os governos enfrentam os desafios simultâneos de garantir a recuperação econômica, enfrentar as profundas desigualdades ampliadas pela crise, fazer a transição para uma economia de baixo carbono e se adaptar às mudanças climáticas. O que precisa ser fundamentalmente diferente na política industrial pós-pandemia, que precisará conciliar as ambições ecológicas, sociais e econômicas?
Confira o diálogo virtual com os membros do Comitê de Política de Desenvolvimento da ONU: José Antonio Ocampo, Adriana Erthal Abdenur (moderadora), Ha-Joon Chang, Arunabha Ghosh e Kori Udovički; o secretário-geral adjunto da UNDESA e economista-chefe Elliott Harris; e a especialista da UNIDO Smeeeta Fokeer.