A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, participou nesta quinta-feira (26), no escritório da Comunidade Internacional Bahá’í, em Nova Iorque, da mesa-redonda de alto nível “Taking the Summit of the Future Agenda Forward: Facilitating Implementation through Dialogue, Research & Monitoring”.
Além da CIPÓ, a atividade, em formato híbrido, foi organizada e apoiada por Stimson Center, Global Governance Innovation Network, Savannah Centre for Diplomacy, Democracy Development, Global Challenges Foundation e o Reino dos Países Baixos.
O evento contou com a participação de embaixadores de diversos países, incluindo Carlos Marcio Cozendey, embaixador e vice-ministro de Assuntos Políticos Multilaterais do Brasil, Florian Laudi, diretor do Escritório Federal de Relações Exteriores da Alemanha, Freya Jackson, diretora de Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos do Reino Unido, e Guy Ryder, subsecretário-geral de Politica das Nações Unidas e ex-diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, entre outras autoridades.
Os participantes abordaram como o diálogo, a pesquisa e o monitoramento podem facilitar a implementação dos compromissos da Cúpula do Futuro.
Em sua fala, Folly destacou a importância da vontade política na luta contra a fome e a pobreza, citando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: “No século 21, nada é tão absurdo e inaceitável quanto a persistência da fome e da pobreza, considerando que temos tantos recursos científicos e tecnológicos à nossa disposição”, afirmou.
A diretora-executiva enfatizou que, embora eliminar a fome exija um investimento de cerca de 40 bilhões de dólares por ano até 2030, esse valor é apenas uma fração dos 2,4 trilhões gastos globalmente em militarismo no último ano. “A discrepância entre esses dois números demonstra que muitas vezes não se trata de falta de recursos, mas de priorização e vontade política”, concluiu, pedindo apoio das coalizões, como a Global Governance Innovation Network, para transformar as ambições do Pacto em ações concretas.