Portais de notícia destacam reunião de entidades da sociedade civil brasileira com atores europeus

Ao longo de setembro, a CIPÓ participou de um giro pela Europa para denunciar os riscos de retrocessos democráticos diante dos ataques ao sistema eleitoral brasileiro. Como parte de uma delegação da sociedade civil brasileira, que incluiu entidades como a Conectas, Coalizão Negra por Direitos, Artigo 19, Comissão Arns e o Washington Brazil Office, a CIPÓ se reuniu com representantes da União Europeia e países membros do órgão, do Parlamento Europeu e de organizações internacionais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O objetivo principal foi obter manifestações públicas em defesa das instituições democráticas brasileiras, como o Tribunal Superior Eleitoral, e o compromisso de declarar, de maneira célere, o reconhecimento do resultado das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. As reuniões em cidades europeias, incluindo Bruxelas, Paris, Genebra, Madrid e Roma repercutiram em portais de notícias como o Valor Econômico e UOL.

Como resultado, governos de países democráticos começam a articular, nos bastidores, um reconhecimento praticamente imediato dos resultados das urnas no Brasil. “Contribuiu também para o processo o fato de que as principais entidades de direitos humanos no país se dedicaram nos últimos meses a visitar mais de uma dezena de embaixadas estrangeiras no país para pedir que haja um reconhecimento dos resultados das urnas assim que o processo seja concluído, justamente para fortalecer a ideia de que a democracia vingou”, repercutiu matéria do UOL.

Em entrevista, a Diretora de Programas da CIPÓ, Maiara Folly, declarou: “É fundamental que a comunidade internacional apoie a democracia brasileira ao reafirmar sua confiança nas instituições eleitorais, como fez o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, e o embaixador da Alemanha Heiko Thoms no Brasil”

Confira fotos das reuniões:

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts