Entrevista com a Plataforma Cipó sobre Segurança Ambiental: Desafios Estratégicos para as Relações Internacionais

Arthur Vieira, Gabrielle Alves, Luísa Falcão e Maiara Folly concederam entrevista para a Revista Perspectiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da qual comentaram sobre os boicotes econômicos e políticos impostos ao Brasil diante da política ambiental do governo federal. A equipe também analisou o que a rivalidade entre os EUA e China representam para a governança climática, além de abordar os riscos que as mudanças climáticas, incluindo os eventos climáticos extremos, representam para a segurança de comunidades afetadas. 

Na entrevista, a equipe da Plataforma CIPÓ destacou: “nos últimos anos, o Brasil tem ido na contramão de sua própria história. O desmantelamento dos órgãos de proteção ambiental do governo federal tem contribuído para que o país fique cada vez mais isolado no plano internacional, ameaçando também a ratificação de acordos comerciais, como o firmado entre a União Europeia e o Mercosul. A grande pressão na Europa a favor do boicote a produtos e empresas brasileiras que tenham relação com o desmatamento da Amazônia deixa claro que, caso o Presidente Jair Bolsonaro continue a promover políticas que negligenciam o meio ambiente, o Brasil continuará a sofrer consequências concretas de cunho político e econômico

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts