A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, participou de uma coletiva de imprensa durante a COP29, realizada em Baku, Azerbaijão, e suas análises sobre o G20 foram publicadas em importantes veículos de comunicação nacionais e internacionais, como Estadão, Valor Econômico, Folha de S.Paulo, Times Live, UOL e Daily Trust. As falas abordaram os principais desafios e avanços na agenda climática global, destacando a necessidade de cooperação internacional e soluções concretas para o financiamento climático.
Folly avaliou os impactos da declaração final do G20 para as negociações climáticas em Baku, ressaltando a importância de compromissos claros: “A declaração reafirma compromissos fundamentais, como a transição energética e a redução da burocracia para acessar fundos climáticos, mas ainda reitera velhos compromissos sem avançar em detalhes cruciais.”
Ela também enfatizou o papel do G20 como agente político de influência, mas alertou que a ação prática depende do desfecho das negociações da COP29: “O G20 enviou sinais importantes para a COP, mas a transformação depende de metas de financiamento claras e da superação de velhos impasses, como o acesso a recursos por países vulneráveis”.
Ao comentar o cenário internacional, a diretora-executiva da CIPÓ contextualizou o impacto de decisões políticas recentes e o momento polarizado:
“O compromisso com a cooperação internacional é um ponto positivo em um contexto de discursos polarizados e antiambientalistas. É preciso traduzir intenções em ações concretas, sobretudo em um cenário global fragilizado por crises múltiplas”.
A repercussão reforça o papel da Plataforma CIPÓ no debate climático internacional, com contribuições que fortalecem a busca por soluções justas e inclusivas para a crise climática. A cobertura dessas falas evidencia a relevância do trabalho da organização em amplificar vozes do Sul Global e propor caminhos para uma governança climática mais justa.
Foto: Ricardo Stuckert/PR