Durante sua presença em Recife – PE para o Global Policy Dialogue sobre a Tripla Crise Planetária de mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição, Dr. José Graziano, diretor-geral do Instituto Fome Zero, concedeu uma entrevista para o Jornal do Commercio.
Durante o diálogo, o especialista comentou a volta do Brasil para o Mapa da Fome da ONU em 2021. Segundo Graziano, o Brasil demorou 10 anos para acabar com a fome após o início do governo Lula e agora, com a vantagem da existência do Bolsa Família, CadÚnico e a bancarização da população, esse processo pode demorar de 4 a 5 anos para se concretizar.
José Graziano comentou também a declaração da Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que afirmou existir 120 milhões de brasileiros com fome no Brasil. O especialista defende que Marina Silva se referia, na verdade, à população que enfrenta algum tipo de insegurança alimentar, de leve a moderada.
Sobre o Global Policy Dialogue, o Jornal do Commercio contou também com a palavra da diretora executiva da Plataforma CIPÓ, Adriana Erthal Abdenur, que comentou a escolha da cidade do Recife para sediar o evento, que teve outras edições realizadas em Genebra, Paris, Nigéria e Washington.