CIPÓ aborda “Aliança BIC” pelas florestas no O Globo

A reportagem “‘Opep das Florestas’ traz dilemas e oportunidades para Brasil, Congo e Indonésia”, publicada pelo jornal O Globo, contou com a participação de Maiara Folly, diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, como uma das fontes consultadas.

Além de discorrer sobre os desafios e demandas compartilhados pelas regiões mencionadas, ela abordou os impactos da legislação europeia que proíbe a comercialização de produtos provenientes de áreas desmatadas após dezembro de 2020.

Folly ressaltou que uma maior cooperação Sul-Sul pode trazer benefícios significativos em várias frentes, incluindo a amplificação da representatividade e influência em fóruns multilaterais dedicados às questões florestais e a busca contínua por financiamento climático.
“Essas regiões também necessitam de incentivos financeiros para lidar com a preservação e a implementação de mecanismos para o manejo sustentável dos recursos naturais”, acrescentou.

Em relação à lei aprovada pelo Parlamento Europeu, a diretora-executiva da CIPÓ avaliou que Brasil, Indonésia e Congo deveriam se articular para formular estratégias para que consigam se adaptar às mudanças exigidas. Folly avalia que embora seja bem-vinda por tornar as cadeias produtivas mais sustentáveis, a legislação gera considerável desconforto.

“Um exemplo disso é que a União Europeia planeja proibir a comercialização de produtos relacionados a qualquer tipo de desmatamento, o que entra em conflito com a legislação de alguns desses países, como o Código Florestal brasileiro, que autoriza certo nível de desmatamento em determinados biomas”, ressaltou.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts