A Global Challenges Foundation lançou nesta quinta-feira (14/12) o “Relatório de Riscos Catastróficos Globais 2023”, com propostas-chave para avançar na governança global sobre os desafios mais urgentes que o mundo enfrenta hoje. São, ao todo, doze ensaios, em Inglês, assinados por renomados especialistas.
A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, é autora de um dos capítulos: “Incentivos positivos e parcerias: construindo respostas multilaterais para garantir um comércio global justo e sustentável”.
Folly destaca alguns dos significativos retrocessos ambientais que testemunhamos nos últimos anos. “Os grandes emissores globais continuam a não cumprir suas metas nacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa, conforme acordado no Acordo de Paris, enquanto altas taxas de desmatamento continuam a ameaçar a biodiversidade em várias regiões”, alerta.
Segundo ela, parte dessa destruição ambiental é impulsionada pelo comércio internacional, especificamente pela crescente demanda por commodities provenientes de florestas e biomas ameaçados. “As instituições globais de governança existentes falharam em estabelecer um quadro global abrangente para regular as cadeias de abastecimento”.