Nos últimos anos, a Amazônia brasileira testemunhou um alarmante aumento dos crimes ambientais, incluindo desmatamento e extração ilegal de recursos naturais. Diante desse cenário, a Plataforma CIPÓ lançou, no dia 06 de maio, o livro “Crimes Ambientais na Amazônia: Perspectivas e Desafios da Linha de Frente”, editado por Maiara Folly e Flávia do Amaral Vieira, respectivamente diretora-executiva e pesquisadora sênior da organização.
A publicação é o resultado de um esforço colaborativo entre promotores, procuradores, policiais federais, servidores públicos, pesquisadores e representantes de organizações governamentais e não governamentais, na busca por entender e analisar os desafios enfrentados na proteção da Amazônia. Com treze capítulos, que abordam desde a tipificação de crimes ambientais até as estratégias de resistência de povos indígenas e comunidades tradicionais, a obra oferece uma visão abrangente dos desafios e das possíveis soluções para a preservação do bioma.
Segundo Folly, “Crimes Ambientais na Amazônia” destaca a necessidade urgente de ações coordenadas e sinérgicas entre órgãos governamentais e sociedade civil para enfrentar a criminalidade na região. Além disso, ressalta a importância da cooperação internacional e da elaboração e implementação de políticas públicas efetivas que incorporem o conhecimento e a experiência dos povos indígenas e quilombolas, que tradicionalmente têm sido guardiões da floresta.